Administradora Renascença - Aluguel de imóveis, Imóveis RJ, Locação de apartamentos e casas
  • Início
  • A EMPRESA
  • Blog
  • Área do cliente

Dica da renascença

17/12/2020

2 Comentários

 

Como alugar mais rápido o seu imóvel?

Imagem
É proprietário de um imóvel que está disponível para locação? Pois, este texto foi feito especialmente para você! Sabemos que a concorrência e o número de ofertas podem dificultar o fechamento do negócio. Além destes fatores, se o imóvel não estiver em condições adequadas, as chances de alugar também diminuem. Por isso, é importante investir em benfeitorias e outras iniciativas. E como alugar mais rápido seu imóvel? Confira as nossas dicas e boa sorte!

A primeira impressão é a que fica:

Isso mesmo! A primeira e mais importante orientação de como alugar mais rápido seu imóvel é deixá-lo pronto para ser visitado. Você gostaria de visitar um imóvel sem iluminação, com odor desagradável e cheio de insetos mortos pelo chão? Portanto, atenção, faça visitas periódicas, abra as janelas, deixe o sol entrar, mantenha a energia elétrica funcionando. Coloque um difusor de ambientes para deixar um aroma agradável, se possível. Se o imóvel estiver mobiliado, deixe tudo organizado, limpo e com cheirinho agradável para impressionar as visitas.

Além disso, faça uma vistoria completa no imóvel para identificar itens que possam dificultar a locação como infiltrações, pinturas manchadas, vasos sanitários entupidos, rodapé solto e pisos arranhados. Faça uma revisão das partes elétrica e hidráulica, além do aquecedor, para deixar tudo seguro e funcionando perfeitamente, para ser testado pelo candidato na hora da visita. Lembre-se que há muitas opções de escolha. Qual imóvel você acha que o inquilino vai escolher? Depois não fique se lamentando sem saber por que o seu imóvel não aluga!

Pintura, pisos e azulejos atualizados:

Todo ano são lançados milhares de novos imóveis na cidade, com obras novas, com acabamentos atuais e desejados. Se o seu imóvel tem mais de dez anos, procure atualizá-lo com novos acabamentos e materiais que são tendência atual. Uma pintura ajuda a modernizar e a higienizar o seu imóvel, por exemplo. Dê preferência a tons neutros como o branco. Outra coisa que reparamos quando visitamos uma casa nova é o piso. Neste caso, um verniz pode salvar aquela tábua corrida velha. Outra solução é trocar o antigo piso por um novo e mais moderno, utilizando o método de piso sobre piso, que costuma ser rápido e mais acessível. Para pisos de cozinha e de banheiro, é possível usar porcelanato líquido. Já os azulejos velhos ficam novos com epóxi. O mercado oferece diversas opções de cores para a cobertura.

Investir no kit locação é mais uma forma de alugar mais rápido seu imóvel:

Sim, existe um kit locação que todo inquilino sonha e que você precisa ter no seu imóvel! Box blindex, armários embutidos, gabinetes nos banheiros e ar condicionado tipo Split são itens que aceleram a locação, pois o inquilino só vai precisar entrar e morar. Evite mobílias e peças caras, pois caso precisem de conserto, sempre há conflitos com o dono do imóvel dizendo que o problema foi causado pelo inquilino e vice-versa.

Uma boa foto diz tudo!

Caprichar nas imagens do seu imóvel é mais uma dica. Como hoje tudo é pesquisado na internet, é importante “vender” os ambientes com fotos de qualidade. Dê atenção a aspectos como iluminação, evite mostrar as bagunças do dia a dia e conte sempre com a ajuda de uma imobiliária especializada para orientar os seus passos. A empresa está preparada para investir na divulgação do seu patrimônio e muitas contam, inclusive, com fotógrafos profissionais para fazer o book do imóvel.

Negocie sempre!

Você é daqueles proprietários que coloca o imóvel com valor lá em cima para depois ouvir propostas? Em caso positivo, você faz parte da maioria, mas anunciar o valor do aluguel muito mais alto do que a realidade pode acabar por não atrair interessados e, portanto, nem oferta haverá. Imóvel com valor muito acima não recebe atenção dos candidatos, que pulam para outro anúncio.

E, claro, com a variedade de ofertas, a negociação deve prevalecer sempre. Acontece muito de o interessado ter uma ficha impecável e de estar interessado em alugar determinado imóvel e o proprietário ficar irredutível com a possibilidade de reduzir o valor do aluguel. Também acontece de o inquilino não pedir desconto e depois ficar inadimplente. Por isso, é importante avaliar cada caso, sempre contando com a consultoria especializada de uma imobiliária.

Contrate uma imobiliária que atue no bairro Para alugar com rapidez e segurança, é fundamental contar com a consultoria de uma imobiliária de confiança que atue bastante na região do imóvel, pois ela normalmente já tem cadastro de interessados e muita gente procurando imóvel todos os dias, já que é referência no bairro. Sem falar que uma imobiliária que esteja próximo ao imóvel pode mostrar muito mais vezes do que aquela que está longe.

Dê exclusividade:
​
Esse é o tema mais polêmico. Normalmente temos a impressão que colocar o imóvel em várias imobiliárias aumenta as chances de alugar, mas é justamente o contrário. Se você escolher bem uma administradora e der a ela a exclusividade, sem dúvida esta vai dar mais atenção ao seu imóvel e vai investir tempo e dinheiro com mais afinco e tranquilidade, pois não terá medo de investir e depois outra empresa alugar.

Agora que você já sabe como alugar mais rápido seu imóvel, conte com a Administradora Renascença. Há mais de 40 anos alugando e administrando imóveis em todo Rio e Baixada Fluminense.
2 Comentários

dica renascença

10/12/2020

0 Comentários

 

8 riscos que você corre ao alugar um imóvel por conta própria 
 

Imagem

Você sabia que alugar um imóvel por conta própria é furada? A prática envolve vários riscos para o seu bolso e o barato pode sair caro. Entre as situações que podem dar dor de cabeça estão gastos elevados com advogados para cobrar e despejar o inquilino e a possibilidade de não conseguir receber devido à documentação falsificada. Importante lembrar que é na entrega das chaves que inicia um relacionamento recorrente que pode durar muitos anos com o novo morador e, dependendo da situação, esse período pode se tornar um pesadelo. Para a sua segurança, conheça os 8 riscos que você corre ao alugar um imóvel por conta própria. Confira: 
 
1 – Documentação falsa que gera prejuízos irrecuperáveis:
 
Infelizmente, o estelionato é uma prática comum no Brasil que traz prejuízos para todos os setores, incluindo o mercado imobiliário. É frequente encontrarmos na mídia matérias sobre golpes na locação com verdadeiras quadrilhas profissionais de aluguel, que apresentam documentação muito bem falsificada para alugar imóveis para objetivos variados, desde a própria moradia até local para cativeiro. Essas quadrilhas, após atingirem os seus objetivos - morar de graça até o despejo - por exemplo, ainda deixam o imóvel em péssimo estado e fogem sem deixar rastros. 
 
Uma entrevista bem feita com o candidato, buscando informações desencontradas e algumas análises em documentações disponíveis online podem confirmar a veracidade e a boa intenção (ou não) do futuro inquilino. Uma vez alugando para essas quadrilhas, será muito difícil recuperar o prejuízo. 
 
Essas são algumas vantagens que uma administradora experiente tem em relação ao proprietário, que estará sempre em desvantagem à frente de pessoas mal intencionadas.  
 
2 – Erros no contrato que invalidam a locação: 
 
A falta de conhecimento do proprietário pode resultar em um contrato de locação cheio de falhas. Este importante documento precisa ser claro e objetivo, principalmente no que diz respeito às obrigações financeiras. A administradora é preparada para redigir um contrato sem furos que contemple diretos e deveres das partes de modo a proporcionar segurança na locação. Um contrato mal feito pode deixar lacunas importantes, deixando de prever ou até mesmo exagerando em alguma exigência, que pode acabar por gerar prejuízos ao proprietário no futuro. São inúmeros casos de cláusulas abusivas que podem até anular um contrato. Outro ponto relevante é a garantia locatícia, ou seja, a modalidade que vai cobrir a eventual 
inadimplência do inquilino. Atualmente, existem várias opções e contar com uma consultoria profissional fará toda a diferença, pois a administradora poderá indicar a garantia ideal para cada perfil de documentação apresentada pelo candidato e até mesmo pelo tipo de imóvel. 
 
3 – A inadimplência é um dos 8 riscos que você corre ao alugar um imóvel por conta própria:
 
Esse é o maior medo de todo proprietário de imóveis, não é mesmo? Segundo a Abadi (Associação Brasileira das Administradoras de Imóveis), 76% dos contratos de aluguel da cidade do Rio são de proprietários que têm apenas um imóvel e que utilizam o valor para complementar a renda familiar ou é a única fonte de remuneração. Ou seja, alugar por conta própria e ainda ficar sem dinheiro no final do mês é um risco que não vale a pena correr. E não estamos falando apenas do aluguel! Atraso no pagamento do condomínio, IPTU e taxa dos bombeiros também geram dor de cabeça para o dono do imóvel que pode até perder na justiça a unidade.  
 
Uma administradora experiente sabe analisar os riscos da locação e exigir garantias que podem diminuir muito ou mesmo zerar eventuais prejuízos. Na Renascença, por exemplo, temos a ajuda de Inteligência Artificial para escolher o futuro inquilino.  
 
4 – Brigas na justiça intermináveis: 
 
Outro problema no relacionamento entre inquilino e proprietário que aluga por conta própria são as brigas intermináveis na justiça. Em alguns casos, a justiça pode levar entre 1 e 2 anos para resolver uma questão. Cobranças indevidas por falta de conhecimento do dono do imóvel, que infringe a Lei do Inquilinato e os Direitos do Consumidor, não são raras de terminar em disputas judiciais. Todas as cláusulas referentes à cobrança, obrigações, multas e juros devem estar explicadas minuciosamente no contrato, o que nem sempre acontece quando a locação é feita diretamente com o proprietário. Um exemplo é o pagamento do IPTU (Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana), que é uma responsabilidade do dono do imóvel e que se não tiver previsão no contrato, não pode ser repassado ao inquilino. Conclusão: inquilinos acionam os donos de imóveis na justiça e muitos ganham porque provam que as cobranças são abusivas.  
 
5 – Inquilino indesejado pela vizinhança: 
 
Esta é mais uma situação comum. O proprietário conheceu o interessado no imóvel, fez uma entrevista, gostou do perfil e resolveu alugar direto sem fazer uma análise detalhada antes de concretizar o acordo. Meses depois começam as ligações do síndico e dos vizinhos. 
 
Há muitas situações de arrependimento neste caso, pois o proprietário se deixou levar pela primeira impressão e não pesquisou com detalhes as referências do candidato. A administradora também exerce o papel de analisar o perfil dos interessados e de apontar os mais indicados para os proprietários, pois detém um histórico dos candidatos e pede referência das últimas locações em caso de dúvida. Sem falar que os contratos de locação devem ter cláusulas rígidas em caso de comportamento antissocial do morador. 
 
6 – Avaliar mal o valor do aluguel: 
 
O nosso imóvel sempre vai valer mais que o do vizinho? Nem sempre é assim! Esse é um dos 8 riscos que você corre ao alugar um imóvel por conta própria. Cobrar um valor acima do praticado no mercado traz duas situações: imóvel vazio e mais custos para o proprietário, que terá que arcar com os gastos da unidade enquanto ela estiver vazia. Do outro lado, cobrar um valor abaixo, vai causar arrependimento por deixar de ganhar um valor a mais todo mês. Contar com a assessoria de uma administradora é fundamental, pois ela vai ajudar a mensurar os valores e ainda a impulsionar a locação, já que as empresas hoje investem cada vez mais em tecnologia para chegar ao valor ideal. Na Renascença, a partir deste mês, contaremos com Inteligência Artificial também para calcular o preço para locação da unidade através de uma calculadora eletrônica disponível online. Com um valor realista, as oportunidades de alugar mais rápido e de não perder dinheiro aumentam.  
 
7 - Problemas do início ao fim do contrato: 
 
Se o acordo já começou ruim, é bem provável que termine em conflito entre inquilino e proprietário que aluga um imóvel por conta própria. Um dos aspectos é a questão da vistoria. Ela foi feita no início e no fim do contrato? Pois, se o dono do imóvel não teve esta preocupação, é bem capaz de ter que bancar reformas e manutenções para poder alugar novamente. Contratando uma administradora, tanto o locador quanto o locatário se beneficiam. Sem contar que a empresa fica encarregada de todo o processo burocrático. O proprietário fica seguro e tranquilo! 
 
8 – Situações embaraçosas:
 
Há também aquela situação do inquilino que exige coisas que estão acima dos seus direitos. O proprietário que aluga um imóvel por conta própria precisa ter paciência em dobro e jogo de cintura para lidar com diferentes casos. Entre os exemplos estão acreditar que o dono do imóvel é um gerente de hotel que precisa resolver tudo a tempo e a hora, locatário que pede para pagar com alguns dias de atraso, pois emprestou dinheiro para a sogra, que pede desconto para fazer uma obra que só interessa a ele etc. Quer um conselho? Nunca alugue por conta própria! 
 
Contratar uma administradora é ter a segurança de que o seu patrimônio estará bem protegido e valorizado. Conte com a Administradora Renascença. Há mais de 40 anos alugando e administrando imóveis em todo Rio e Baixada Fluminense.   ​
0 Comentários

    Histórico

    Fevereiro 2021
    Janeiro 2021
    Dezembro 2020
    Novembro 2020
    Outubro 2020
    Agosto 2020
    Maio 2020
    Março 2020

    Categorias

    Todos
    Assinatura Digital
    Conecta Imobi
    Dica
    Digitalização
    Garantias
    Liderança
    Proprietário

    NA MíDIA
Powered by Crie o seu próprio site exclusivo com modelos personalizáveis.
  • Início
  • A EMPRESA
  • Blog
  • Área do cliente